domingo, 7 de junho de 2015

SAPATILHAS PRA QUE TE QUERO

Clássica sapatilha Chanel.

A sapatilha, como conhecemos hoje, provavelmente surgiu na França na década de 1950, e ficou mundialmente conhecida pelos pés da bailarina e atriz francesa Brigitte Bardot. BB como era conhecida, à época pediu à amiga e designer de acessórios para ballet Rose Repetto, que desenvolve-se um modelo de sapatilha que fosse resistente, e ao mesmo tempo confortável, de modo que pudesse usar o dia inteiro e todos os dias. O resultado da criação foi o modelo cedrillon. A partir de então, as sapatilhas foram amplamente utilizadas pela atriz, que chegou a usar o modelo em filmes como E DEUS CRIOU A MULHER e também no Festival de Cannes daquele mesmo ano. 
A atriz Audrey Hepburn também se rendeu a criação, utilizando sapatilhas no filme CINDERELA EM PARIS. 
Confortáveis, bonitas e leves, as sapatilhas conquistaram em definitivo seu espaço no closet feminino.

Brigitte Bardot e Audrey Hepburn utilizando sapatilhas.
Fonte: Wikipedia

QUEM PODE USAR?

Toda mulher pode usar! Apenas algumas recomendações: as mulheres de pernas grossas devem preferencialmente usar modelos com bicos finos; já as mulheres mais baixas devem usar sapatilhas que alonguem as pernas, como as em tons pastéis e nude; quem tem pés grandes pode optar por sapatilhas escuras ou as sapatilhas bicolor.


POSSO USAR SAPATILHA NO TRABALHO?

Perfeitamente. O importante é observar em que ambiente ou ocasião do trabalho vai ser usado esse tipo de calçado. Para profissionais que trabalham em ambientes com pouca ou nenhuma interação, deve-se evitar apenas os modelos com material emborrachado, recomendação que serve para todas as outras profissionais. Para profissionais da área da saúde e profissionais que trabalham no comércio de forma geral, deve-se levar em consideração o conforto, pois são profissionais que costumam andar com frequência elevada pelo ambiente de trabalho. Advogadas, profissionais da área da educação podem optar por modelos que possuem saltinhos. Estudantes devem evitar as sapatilhas em ambiente escolar, com excessão das estudantes universitárias. A principal recomendação em todos os casos é: deixe as cores vibrantes para o fim de semana. Afinal, você deve ser notada mais que seu calçado.


COM QUE COR EU VOU?

Evite apenas as cores vibrantes. Opte pelos tons neutros ou escuros. A sapatilha pode combinar com algum acessório, como um brinco por exemplo. A obrigatoriedade de combinar os acessórios como bolsa e sapatos não existe mais. E é até bom mesmo que não exista, pois isso acaba restringindo o uso de nossos acessórios e também de nossas roupas.
Em ambientes mais formais, como reuniões, palestras, congressos por exemplo, dê preferencia a modelos clássicos e tons sóbrios. Sapatilhas com pedrarias, em tons neutros estão liberadas. Os modelos com brilhos (dourado, prateado, acobreado) em toda a sua extensão podem ser usadas apenas nos casos em que suas roupas não possuem nenhum brilho. 
Atualmente no mercado, existe um tipo de meia fina, no formato de uma sapatilha, para utilizar com esse tipo de calçado. Tenho várias, e recomendo, pois evita que o couro do calçado absorva o suor dos pés.

Se houverem perguntas, podem deixar nos comentários que eu respondo. Até o próximo post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário